terça-feira, 22 de abril de 2008

Osteonecrose Femoral

O estadiamento da necrose avascular da cabeça femoral à radiografia simples pode ser realizado em estágios de 1 a 4.
O estágio 1 seria a ausência de achados à radiografia, podendo haver alterações na ressonância magnética.
Estágio 2 corresponde à fase reparativa, em que temos áreas de desmineralização alternadas com áreas de esclerose. Radiologicamente, o aspecto é de opacidades mal-definidas, alternadas com áreas radiotransparentes (esclerose "patchy").
No estágio 3, há um colapso inicial da cabeça femoral, em que aparece uma linha transparente junto à superfície articular, correspondendo a fratura. Em etapas mais avançadas desse estágio, há o início da deformidade óssea.
Finalmente, o estágio 4 representa a doença degenerativa progressiva, com achatamento da cabeça femoral, possível destacamento da fratura da superfície articular, e prováveis alterações degenerativas coxo-femorais.

A ressonância magnética é o melhor meio de avaliar a osteonecrose femoral. O sinal clássico é uma linha de hipossinal em T1 na porção superior da cabeça femoral, delineando a área afetada, que representa a interface entre a área necrótica e a reparativa; em T2, essa interface tem a porção interna com hiperssinal e externa com hipossinal.
Além disso, a RM tem uma graduação de A até D, de acordo com o sinal na área afetada, respectivamente: gordura (hiper e intermediário/hipo), sangue (hiper e hiper), líquido (hipo e hiper), tecido fibroso (hipo e hipo).
Fonte: Emedicine

3 comentários:

Anônimo disse...

que post ótimo so aqui oude encontrar tão detalhadamente o estadiamento da osteonecrose femoral, muito obrigadaaaa..samara

norberto disse...

e foi diagnosticado, através de ressonância magnetica, osteonecrose na cabeça do fêmur no estágio 1.
existe alguma novidade a nivel de tratamento para esta doença ?
Norberto, RJ.

Anônimo disse...

e nessa figura qual é o estadiamento??

E esse exame é um raio X?