sexta-feira, 25 de julho de 2008

Ressecabilidade de Neoplasia Pulmonar

A ressecabilidade depende, obviamente, do estadiamento. O detalhe mais importante se refere ao estágio III, que se divide em A (doença avançada, contudo na qual a cirurgia pode ser recomendada) e B (irressecável).
T3 - Lesão que invade a parede torácica, diafragma, pleura mediastinal, pericárdio parietal, ou que está a menos de 2cm da carina.
T4 - Invasão de mediastino, coração, grandes vasos, carina/traquéia, esôfago, corpos vertebrais, derrame pleural/pericárdico.
N1 - Peribrônquicos/hilares ipsilaterais.
N2 - Mediastino ipsilateral ou subcarinal.
N3 - Mediastino/hilo contralateral, escaleno ou supraclavicular.
O estágio IIIA se refere a T3N1 ou T3N2, que representam doença avançada embora ainda com opção de tratamento cirúrgico.
Se T4, N3 ou M1, o tumor é irressecável.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Sialolitíase

Ultrasonografia de região cervical solicitado por massa e dor à direita. Durante o exame, o paciente referiu que a dor e o aumento de volume eram intermitentes ao longo do dia.
Observou-se glândula submandibular levemente hipoecogênica e aumentada de volume, com ducto proeminente em sua porção medial (seta inferior). Além disso, na extremidade do ducto, identificou-se pequena imagem ecogênica, aparentemente calcificada (seta superior).
A possibilidade de sialolitíase foi sugerida.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Massa Mediastinal Anterior


Coincidentemente, dois casos de massa mediastinal anterior em dois dias, ambos pacientes idosos com alterações à radiografia. O primeiro caso com grande componente de gordura associado, e o segundo com centro hipodenso e impregnação periférica.
Timoma é a lesão mediastinal anterior mais freqüentente em adultos, com 75% sendo benignas. Timolipoma é um tumor benigno, que pode atingir grandes dimensões, contudo é mais comum em jovens.
Entre os tumores de células germinativas, o teratoma é o mais freqüente (conteúdo tecidual bastante variável).
O linfoma também faz parte do diagnóstico diferencial.
O seguimento desses casos e o dignóstico histológico ainda não são disponíveis.

domingo, 20 de julho de 2008

Divisão do Mediastino

Surgiu uma discussão sobre os limites do mediastino anterior. Esse esquema retirado do Primer mostra que há duas classificações diferentes, uma incluindo o coração no mediastino anterior, e outra em que esse órgão pertence ao mediastino médio.
No mediastino anterior, encontramos o timo, linfonodos e tecido mesenquimal (e dependendo da classificação, é claro, o coração).

sábado, 19 de julho de 2008

Fratura Vertebral na Ecografia

Ecografia abdominal em uma paciente idosa, bastante emagrecida, sendo possível a avaliação da face anterior dos corpos vertebrais lombares. Observou-se redução da altura do corpo de L4, cuja avaliação radiológica posterior confirmou se tratar de fratura compressiva.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Cálculo Coraliforme

Exame ecográfico para avaliação de dor em cólica no flanco esquerdo. A ecografia mostra grande cálculo de 5cm, de contornos lobulados, moldando-se ao sistema coletor, compatível com cálculo coraliforme.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Fratura Mandibular

Anatomicamente, a mandíbula é dividida em côndilo, ramo (entre o côndilo e o ângulo mandibular) e corpo (anterior ao ângulo).
A incidência de fraturas na mandíbula pode ser resumidamente definida em 35% na porção anterior do corpo, 35% no ângulo, 20% entre o côndilo e o ramo e 10% outras localizações. A maioria das fraturas é bilateral.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Osteocondroma na Mão

Paciente jovem, com informação clínica de "dificuldade em fechar a mão". Observou-se lesão exofítica a partir da extremidade distal do 3º metacarpo, com características radiológicas compatíveis com osteocondroma.
De acordo com o livro do Resnick, apenas 10% dos osteocondromas se localizam em ossos longos das mãos e pés.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Hérnia de Morgagni


A paciente da postagem anterior realizou tomografia computadorizada, que demonstrou lesão de baixa densidade na localização descrita já à radiografia (porção anterior do pulmão direito), com UH compatível com gordura. Foram realizadas reconstruções no plano sagital, que demonstraram comunicação dessa gordura com o conteúdo intra-abdominal.
As hérnias diafragmáticas congênitas podem ser de 3 tipos: a de Bochdalek é a mais comum (90%), localizada em porções posteriores; a de Morgagni corresponde a 8-10%, em porções anteriores; a hiatal é muito rara.
A maioria dos casos de Bochdalek ocorre à esquerda, e os de Morgagni à direita.
O quadro clínico é extremamente variável, podendo ter manifestações graves no período neonatal, e até mesmo como um achado incidental em adultos.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Massa Torácica Anterior


Mulher de meia-idade assintomática, com radiografia torácica mostrando massa de baixa densidade e limites bem-definidos no pulmão direito, na localização do lobo médio.
A paciente referia já ter realizado radiografia e tomografia prévias, com achados semelhantes e laudo indicando provável lipoma mediastinal.
Foi sugerida nova tomografia, cujas imagens serão mostradas na próxima postagem.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Osgood-Schlatter à Ultrassonografia

Meses atrás, postei um caso de Osgood-Schlatter visto ao raio-x. Dessa vez, foi solicitado uma ultrassonografia em um menino de 11 anos por dor na região antero-inferior do joelho direito.
A imagem mostra um corte longitudinal anterior na inserção do tendão patelar na tíbia, que demonstra claramente um espessamento ligamentar e fragmentação da tuberosidade tibial à direita.

sábado, 5 de julho de 2008

Rins em Ferradura

Adulto jovem realizando tomografia abdominal por queixas não relacionadas ao sistema urinário. Ao exame, foi observada fusão dos pólos inferiores renais, compatível com rins em ferradura.
Os rins em ferradura são a anomalia de fusão mais freqüente do sistema urinário. Os cálices dos pólos inferiores ficam em posição mais medial que o usual, com as pelves anteriorizadas.
Nesses casos, há aumento de risco de obstrução pielo-ureteral, duplicação dos ureteres, formação de cálculos, infecções e neoplasias renais, além de associação com outras anomalias anatômicas.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Schmorl e Scheuermann

Nódulos de Schmorl são pequenas herniações da cartilagem discal para o interior das vértebras nos platôs intervertebrais adjacentes. São achados bastante comuns, estimados em cerca de 10-20% dos pacientes à ressonância magnética (a radiografia tem sensibilidade um pouco menor).
As condições envolvidas com os nódulos de Schmorl são várias, uma delas é a doença de Scheuermann.
A doença de Scheuermann se refere a uma deformidade na coluna torácica ou tóraco-lombar em crianças e adolescentes, decorrente de osteocondrose dos centros de ossificação secundária dos platôs dos corpos vertebrais. Clinicamente, dor não é muito freqüente, sendo as alterações posturais (cifose) as queixas principais.
Ao exame de imagem, são vistas irregularidades nos platôs vertebrais, redução dos espaços intervertebrais e acunhamento das vértebras (redução na altura da porção anterior). As referência citam que caracteristicamente na doença de Scheuermann essas alterações são vistas em 3 ou mais vértebras consecutivas.