sexta-feira, 31 de julho de 2009

Translucência Nucal

Quando realizamos exames de translucência nucal, quase 100% das vezes existe a pergunta “o resultado é normal?”, não só pelo paciente, mas frequentemente também pelo médico assistente.
A medida da translucência nucal deve ser analisada como um dos fatores de auxiliarão na avaliação do risco de cromossomopatias. A partir do tamanho da prega nucal posterior, outros fatores são avaliados, como a idade materna, a idade gestacional na qual foi realizado o exame, e informações complementares, como testes laboratoriais e outros parâmetros ultrassonográficos (quando disponíveis).
Portanto, não é correto dizer que o exame é “normal”, mesmo com valores pequenos de espessura da prega nucal. Mais adequado seria dizer que o exame “não adiciona risco de cromossomopatia”.
Algumas referências indicam um resultado “normal” quando abaixo de 3mm entre 11 semanas e 13 semanas e 6 dias; outras adicionam que, abaixo de 11 semanas, a TN deve ser menor que 2mm.
A imagem adicionada é de um feto com 10 semanas e 4 dias, com TN de cerca de 2,2cm. O médico assistente foi comunicado para melhor avaliação da conduta clínica.
Obs: a imagem é apenas ilustrativa, não se encaixa nos critérios estabelecidos para obtenção da medida de TN.

Um comentário:

Anônimo disse...

Deve ter havido um erro de digitação do valor da TN,na imagem adicionada. 2,2cm é quase do tamanho do embrião, deve ser 2,2mm