quarta-feira, 21 de maio de 2008

Doppler em Lesão de Ovário

O estudo doppler em lesões ovarianas tem um importante papel como um fator adicional na definição de características benignas ou malignas das mesmas. A simples presença de fluxo em um septo ou componente sólido de uma massa cística já é um dos fatores que contribuem para o prognóstico.
Outro aspecto importante é o índice de resistência (IR) dessa lesão. O princípio fisiopatológico é que a neovascularização de uma lesão neoplásica não tem músculatura lisa bem desenvolvida em suas paredes, o que resulta em um baixo índice de resistência. Isso tem um valor mais significativo em mulheres pós-menopausa, já que na menacme há grande incidência de lesões funcionais benignas que também apresentam baixo IR. Além disso, recomenda-se esse estudo na primeira metade do ciclo menstrual, uma vez que a segunda fase apresenta um padrão fisiológico de fluxo de menor resistência.
Inicialmente, foi adotado um ponto de corte de IR de 0,4 para lesões ovarianas, sendo que valores menores que esse sugeririam neoplasia. Hoje já não há uma confiança completa nesses números, pois sabe-se que há sobreposição de resultados devido aos fatores já comentados. Existem, porém, outras características de fluxo que ajudam em aumentar ou reduzir a suspeita de uma lesão. Um fluxo periférico sugere benignidade, e um fluxo central, com vasos dilatados de forma irregular e/ou dispersos aleatoriamente sugerem malignidade; presença de fluxo em um septo espesso ou em uma projeção sólida também direcionam a lesão maligna.
A paciente da imagem apresentava uma lesão ovariana cística complexa, com 9cm de maior diâmetro, apresentando septações espessas e algumas projeções papilares sólidas. No interior de um dos septos, foi detectado fluxo com IR de 0,31. A lesão foi descrita como suspeita.

2 comentários:

Anônimo disse...

OLA TENHO UM NODULO SOLIDO HIPERECOGENICO NO OVARIO DIREITO COM CONTORNOS REGULARES MEDE CERCA DE 1,1X1,3CM QUE EVIDENCIOU NEOVASCULARIZAÇAO PERIFERICA DO TIPO ARTERIAL E COM INDICE DE RESISTIVIDADE DE 0,6.POIS O Q ISSO QUER DIZER
ESTAREI REALIZANDO A CIRURGIA AGORA DIA 15 DE MARÇO ESTOU PREOCUPADA,POIS GOSTARIA DE SABER SE É MELHOR TIRAR O OVARIO E QUAL SERIA AS CONSEQUENCIAS!GRATA

Unknown disse...

Tenho cisto homogenio com fluxo escasso ao dople oque significa?