quinta-feira, 3 de julho de 2008

Schmorl e Scheuermann

Nódulos de Schmorl são pequenas herniações da cartilagem discal para o interior das vértebras nos platôs intervertebrais adjacentes. São achados bastante comuns, estimados em cerca de 10-20% dos pacientes à ressonância magnética (a radiografia tem sensibilidade um pouco menor).
As condições envolvidas com os nódulos de Schmorl são várias, uma delas é a doença de Scheuermann.
A doença de Scheuermann se refere a uma deformidade na coluna torácica ou tóraco-lombar em crianças e adolescentes, decorrente de osteocondrose dos centros de ossificação secundária dos platôs dos corpos vertebrais. Clinicamente, dor não é muito freqüente, sendo as alterações posturais (cifose) as queixas principais.
Ao exame de imagem, são vistas irregularidades nos platôs vertebrais, redução dos espaços intervertebrais e acunhamento das vértebras (redução na altura da porção anterior). As referência citam que caracteristicamente na doença de Scheuermann essas alterações são vistas em 3 ou mais vértebras consecutivas.

42 comentários:

silvia marino disse...

quais são os sintomas do nodulo de schori no plato superior de D11. e qual seu tratamento?

silvia marino disse...

gostaria que mandasse por e-mail.silvia.p.marino@hotmail.com

Unknown disse...

O que significa discopatia degenerativa com nódulos de Schmorl em T11 e T12?

Anônimo disse...

gostaria de saber o que significa esclerose nas superficies articulares nos espaços intervertebrais L1-L2, L2-L3 e L4-L5 em relação com nódulos de Schmorl. gostaria que mandasse por email para belinharocha74@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi em minha tomografia Nódulos Schmorl nos platôsvertebrais T12 a L4 em L2-L3,L3-L4-l5 identifica-se protusão disca posterior difusa,com sinaisde alterações degenerativas nas articulações interapofisárias.Consegui marcar meu medico só da qui uma semana mas a ansiedade é grande se poderem me ajudar agradeceria muito meu e-mail é katiacece@hotmail.com.
Abraços e meu muito obrigado.

Claudia disse...

O que significa esclerose nas superfícies apostas das articulações sacro-ilíacas

Anônimo disse...

Depois de duas semanas sentindo dores fortes, insuportáveis, fiz a tomografia computadorizada e o resultado foi o seguinte: Hernias de Schmrol nos corpos de T12 a L4. Osteófitos incipientes. Continuo tomando analgesicos e anti-inflamátorios e não vejo nenhum melhora, são dores insuportáveis diariamente, o que fazer? me dê uma solução, tô perdendo até a vontade de viver. Nunca me esbarrei diante de uma situação dessas. Gentileza, enviar a resposta para o e-mail: marloren2@hotmail.com desde já agradeço antecipadamente, Márcia Ferreira

Anônimo disse...

O nódulo de schmorl é uma má formação congênita ou é adiquirida por trauma?

Unknown disse...

quel é o tratamento para uma pessoa que tem nódulos de schorl?
favor envia r e-mail para kalianenutricionista@hotmail.com

Vivisynha disse...

em uma radiografia para ver os pulmões deu o resultado: "fratura do plato superior de T11 e opacidade na base esquerda com abliteração parcial do seio costa frenicoesquerdo. o que significa? se puder responder para apenas.anjo@gmail.com agradeço.

Anônimo disse...

Queridos identificados e anónimos: os nodulos de Schmorl e Scheuermann são uma consequencia de uma malformaçao dos discos intervertebrais durante a fase de crescimento (adolescencia) de causa desconhecida e sem cura. A doença é muitas vezes acompanhada de dores profundas resistentes ao tratamento. O que fazer? Se ainda é jovem deve parar de fazer desporto. Se é adulto tem de fazer exercícios diários para manter a boa mobilidade da coluna. Como paciente com a doença a minha experiência pessoal diz que a melhor prática é a chamada gináastica de Pilates que alterna reforço muscular com estiramento. Deve igualmente fazer rgularmente exercícios de reforço muscular sem esforço para a coluna. O programa tem de ser estabelecido por um fisioterapeuta. Nas fases de crise o alívio da dor pode ser alcançado com sessões de fisioterapia e/ou osteopatia.

Anônimo disse...

Nódulo de chimori no Platô superior D11
Também tenho dores insupotáveis durante períodos que podem durar até sete dias,sendo que dores menos cruéis continuam até por um mês. Até agora ocorre uma duas vz por ano. Desde 2008 sinto essas dores sem que nenhum médico até hoje me solicitasse maiores exames.
Imp. Diag. Espondilodiscopatia, isso no meu exame de ressonância Magnética.
Anônimo

philolly disse...

Tenho nódulos de Schmorl em D9 e D11, qual o especialista que devo procurar, neurologista ou ortopedista?
O que significa: áreas de sinal hiperintenso benignas em T1 e T2 com caracteristicas benignas no corpo da décima e décima primeira vértebras dorsais? O que fazer?
Agradecida.
Loreta Martins.
E-mail:philolly@gmail.com

Anônimo disse...

Fiz ressonanca magnetica e deu colapso parcial do corpo vertebral de L1, com nodulo de schmorl circundado por edema da medular óssea no platô superior. POdem me responder se esse nódulo tem haver com nódulos perigosos? Meu médico é só em novembro e eu queria saber alguma coisa a respeito. Mandar para: dedeiadosnetinhos@gmail.com Muito Obrigada! Dedéia 27/10/2010

Anônimo disse...

Gostaria de saber se há cura para o nódulo de Schmorl?

Unknown disse...

DEU NA MINHA RM NÓDULO DE SCHMORL NO PLATÔ VERTEBRAL SUPERIOR DE S1. GOSTARIA DE SABER O QUE É? POIS MINHA PERNA DIREITA PRENTE E SINTO MUITA DOR TODOS OS DIAS.

JOÃO CLÁUDIO disse...

ESTOU COM NÓDULO DE SCHMORL EM L1
ABALUAMENTOS DISCAIS DIFUSOS DE L3-L4 À L5-S1, COMPRIMINDO O SACO DURAL E OBLITERANDO OS RECESSOS INFERIORES.
NA PRIMEIRA PERICIA FOI COMPROVADO CONSTATAÇÃO DE INCAPACIDADE LABORATIVA E NA SEGUNDA INEXISTENCIA DE INCAPACIDADE LABORATIVA.
ESTOU MORRENDO DE DORES E SEM NENHUM TRATAMENTO.
PASSEI PELO CLINICO QUE ME INDICOU PARA O ORTOPEDISTA FIZ 10 SESSÕES DE FISIOTERAPIA E NADA, FORA MEDICAMENTOS E FUI INCAMINHADO PARA O NEURO CIRURGIÃO QUE ME FEZ UM LAUDO ATESTANDO QUE NÃO TENHO DOENÇA ALGUMA, APENAS ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS, SEM CORRESPONDECIA A PATOLOGIA E DISSE QUE COM ELE ACABOU MINHAS CONSULTAS E MANDOU EU VOLTAR PARA O ORTOPEDISTA.
O QUE FAÇO AGORA ?
ESTOU SEM TRATAMENTO, COM MUITAS DORES E TENHO QUE VOLTAR A TRABALHAR AMANHÃ. POSSO ENTRAR COM INTERPOSTO RECURSO A JUNTA DE RECURSO DA PREVIDENCIA SOCIAL.
SEI QUE NÃO VOU AGUENTAR TRABALHAR , SOU MOTORISTA DE ONIBUS E FICO MUITAS HORAS SENTADO.
SOCORRO, O QUE DEVO FAZER ???
ALGUEM ME AJUDE COM ORIENTAÇÃO.
O QUE TENHO REALMENTE ?
O NEURO DISSE QUE NÃO TENHO DOENÇA ALGUMA E NÃO SABE O PORQUE DEU SENTIR TANTAS DORES.
DESDE JÁ MUITO GRATO: JOÃO CLÁUDIO

JOÃO CLÁUDIO disse...

MEU EMAIL PARA A RESPOSTA E CASAL20FIDELIDADE@HOTMAIL.COM
OBRIGADO !!!
JOÃO CLÁUDIO

JOÃO CLÁUDIO disse...

MEU EMAIL PARA A RESPOSTA E CASAL20FIDELIDADE@HOTMAIL.COM
OBRIGADO !!!
JOÃO CLÁUDIO

jailson peixe da silva disse...

jailson peixe eu tenho nodulos schmorl foi reprovado na empresa o devo fazer o medico so mandou fazer so fisioterapia mas preciso trabalho jailso-peixe@hotmail.com

Anônimo disse...

ola td bem preciso muito de sua ajuda pra entender essas dores insuportavel na coluna e braços ..... fiz uma ressonancia da coluna lombo sacra mas so tenho retorno medico pra mostrar o exame daqui a 2 meses pelo sus aqui vai o laudo. NODULOS DE SCHMORL NOS PLATOS VERTEBRAIS CONTIGUOS AO INTERESPAÇO L1 E L2.ESPONDILODISCOPATIA DEGENERATIVA LOMBO SACRA CARACTERIZADA POR OSTEOFITOSE MARGINAL .DESIDRATAÇAO DISCAL LOMBAR COM ABAULAMENTOS CONCENTRICOS ENTRE L1 L2 E L4 L5 QUE TOCAM A FACE VENTRAL DO SACO DURAL E INSINUAM SE NAS BASES DOS FORAMES DE CONJUGAÇAO PRINCIPALMENTE EM L4 L5 A ESQUERDA ONDE HA RUPTURA RADIAL DE FIBRAS DO ANULO FIBROSO . SINOVITE DE ARTICULAÇOES FACETARIAS . CISTO SINOVAL RELACIONADO A ARTICULAÇAO FACETARIA DE L4 L5. ME AJUDE ESTOU MUITO PREOCUPADA SE ESSES PROBLEMAS DA COLUNA TEM A VER COM ESSAS DORES NOS OMBROS E BRAÇO COM MUITAS FRAQUEZA E INCHAÇO NO PUNHO ESQUERDO OBRIGADA QUE DEUS LHE ABENÇOE MARLI ME MANE A AJUDA POR EMAIL..marli.freitas22@hotmail.com

Unknown disse...

boa tade fiz ressonancia magnetica da coluna lombo-sagra apareceu varias uma delas foi roptura radialdo anulofibroso na regiao foraminal esquerdo de l.4 l.5 e nodulode schmorl no plato vertebali nferior de l.3 peso informaçao sobre o que significa desde ja agradeço. meu email e stoduto.car@hotmail.com espero resposta abraço

helena disse...

Descobri que tenho hernia de schmorl, porque acordei e só consegui sair da cama de gatinho. O ortopedista me disse pra procurar o INSS para licença e posterior aposentadoria por invalidez. Fiquei louca, não tenho carteira assinada. Na época só tinha 42 anos. hoje com 47, continuo trabalhando sem poder pargar meu INSS. Estou a deriva e para completar, há um 2 anos comecei a sentir dores na canela e a perna direita não tem a mesma flexibilidade que a esqu.erda. As dores na lombar são constantes, principalmente no frio. Gostaria de saber se essas dores e a aversão ao frio estão associados a enfermidade, e se o médico estava certo mesmo, com relação a aposentadoria precoce. Obrigda.

Émene disse...

Oi, gostaria de saber o que exatamente significa schmorl nos platôs vertebrais superiores de D12, L1, L2 e L3?
gostaria que enviasse a resposta para meu email: emene_raquel@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola meu pai esta com Nódulo de Schmorl na vertebra L5. Protusoes discais difusas (bulging) nos espacos intervertebrais L3-L4, L4-L5 e L5-VT. Lesoes degenerativas da coluna lombar, mais acentuadas no nivel L5=VT! Ele sente muita dor na virilha descendo pra perna! Qual é o tratamento, e grave? Muuito obrigada! Email para resposta é juzinha169@hotmail.com
Aguardo! Agradecida

André disse...

Ola meu pai sente muitas dores, fez ressonância magnética do tórax, e teve os seguintes resultados.

Descrição:
-Colapsos parciais dos corpos vertebrais de D4, D5 e D6, com edema da medular óssea e dos tecidos moles perivertebrais anteriores, sugerindo evento subagudo.
- Edema na medular dos corpos de L1 e L3, com nódulos de schmorl.
- Área de edema mal definido na medular do manúbrio esternal à direita, relacionada à art. com a primeira costela.
- Ausencia de coleções pleurais;
- Mediastino de aspecto anatomico.

Impressao:
- Sinais inflamatórios na I articulacao costo-esternal direita (síndrome de Tietz?)
- Colapsos parciais subagudos dos corpos vertebrais de D4, D5 e D6 e edema e nódulos de Schmorl em L1 e L3.

OBS: RM tem baixa sensibilidade para avaliar o parenquima pulmonar.

Gostaria de detalhes, alguem poderia me ajudar a qual tratamento seguir?
contato: avilaandre@terra.com.br

Obrigado.

Carla disse...

Sinto muita dor na região lombar fiz uma rx e o resultado foi "Spina Bipina em S1".Mas o médico passou uma tomografia porquê a dor q sinto é muito forte e incomoda muito,não consigo nem me abaixar direito.O resultado da tomografia foi: "Nódulos de Schmorl no Platô Superior L4" gostaria de saber exatamente o que é isso porq o medico disse q é normal,mais porque sinto tanta dor?Você poferia me dizer o q é esse nódulo?

cleberson alves cardoso disse...

Ola eu sinto muitas dores, fez ressonância magnética o medico falo qui não deu nada , hipótese diagnostica , 1 nódulo de schmor na porção superior do corpo vertebral de l 1 , 2 discresto abaulamento posterior da margem discal e óssea no nível t12 l1 sem atingir a medula espinhal nem as raizer neurais alg pode fala aqui coisa para min

Marilena disse...

No resultado da tomografia da coluna lombossacra, foram constatados:

- significativa hipertrofia em articulações interapofisárias, principalmente de L5-S1;

- Aspecto anatômico dos demais elementos que compõem o arco posterior das vertebras estudadas;

- formações osteofitárias anterolaterais comprometendo os corpos vertebrais esudados;

- nódulo de schmoriiiiiiiiiiii no platô superior do corpo vertebral de L3.

- partes moles adjacentes visibilizadas sem evidência de anormalidade.

lila disse...

Fiz radio..e deu esclerose ossea das interface iliacas junto as articulações sacro iliacas,'SINOVIAL PIT NO COLO FEMORAL E;NODULO SCHMORLno plato vertebral inferior de L3,osteofitos marginais incipientes em L4,L5,redução do espaço discal L5/S1 o q é isso? Posso correr,piora,faço spining,pump,balance e adoro academia,grata pela orientação

Fatima Araujo disse...

Por favor solicito ajuda, pois não sei mais qual o profissional de saude que pode me tratar. Tenho hernias na L4-L5,L3-L4,C2-C3,C4-C5.
Fiz recentemente RM coluna lombo-sacra gostaria de esclarecimentos, pois meu médico só em Abril, descrição RM:Corpos vertebrais alinhados de altura preservada, com osteofitos marginais incipientes. Nódulos de Schmorl no platô superior L2. Discreta artrose interrapofisiária em L4-L5 bilateralmente e em L5-S1 à esquerda. Disidratação parcial dos discos . Abaulamentos discal difuso em L4-L5 associado a protusão de base larga póstero-lateral e foraminal à direita, com foco de laceração do anel fibroso, comprimindo o saco dural e obliterando as porçoes inferiores dos forames neurais em correspondencia, tocando a raiz nervosa de L4 deste lado. Discreto abaulamento discal difuso em L5-S1tocando o saco dural. Espessamento bilateral do ligamento amarelo em L3-L4 e L4-L5.
Estou muito nervosa com muitas dores em todos os ossos do corpo, dormencias nos menbros inferiores e superiores, bursite, osteopenia e artrose.
Qual a especialidade médica que devo procurar?
Desde já agradeço.
contato: fatima.fra@hotmail.com

Anônimo disse...

olá boa noite!
sofri um acidente há sete anos atrás ainda estou em tratamento..agora na decima sexta ressônancia magnetica..conclusâo:discopatia desgenerativa em d11-d12.l4-l5 e l5-s1,nodulos de schmort nos planaltos vertebrais correspondente ded12.d12,d12-l1,l1-l2 e l2-l3.abaulamento discal em d11-d12,discreta protusâo discal difusa posterior em l4-l5 tocando a face do ventral do saco dural.protusâo discalfocal paramediana a esquerda em l5-s1..sinto muitas dores.a perna esquerda diminuiu..o pé nâo quer fazer o movimento..o lado da coxa direita esta dormenta.estou tomando ametril..celebra de 200mg.alginac1000.estou em tratamentos desde de 2005.analgesica.anti-inflamatoria.reabilitaçâo funcional..ondas curtas us.tensi.crioterapia e cinesioterapia..gostaria de ajuda no sentido de tratamento..desde já agradeço...contato:vozcabanen@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola ,boa noite
Sofri um acidente e gostaria de saber se e muito grave: fratura subcondral superior com acunhamento anterior parcial do corpo vertebral lombar L2. Fratura subcondral superior tambemdo corpo vertebral dorsal T12 sem acunhamento, degeneracao discal e subcondral toracica com nodulos schmorl e esclerose ossea intervertrebral principalmente nos niveis dorsais de T5 aT11.
Se possiveil responder para o email: neiva.henz@terra.com.br.
Att.

Maria disse...

Eu tenho muita dor lombar não consigo ficar muito tempo em pé, sentada ou deitada, fiz a ressonancia magnética e oexamw mostrou que eu tenho Schmorl,há dez anos tenha uma doença crônica (DRS) hj estou com esta que chega me levar para o hospital por que não aguento, agora estou medicada L1,L2, L4 L5 costa como degenerativa.lí que não causa dor mas eu preciso tomar calmante alem de antiflematorios e para dor tambem gostei muito de lêr e obter mais informações faz uma semana que foi descoberto. Obrigada.

Anônimo disse...

Esses nódulos, ficam centrados no corpo vertebral, especificamente? Trabalho com ossada paleontologica, estou vendo alguns que aparentam, mas não são exatamente no centro vertebral..estão no corpo mas posicionados mais lateralmente.

Anônimo disse...

Fiz Ressonância Magnética da Coluna Dorsal e o resultado Hipertrofia do ligamento amarelo à direita em D10-D11recharçando o saco dural. Sinto muitas dores e Neuro-cirurgião falou que tenho que operar logo. Tenho muito medo da cirurgia, já ouvir falar que o pós operatório não é bom. Por favor me ajuda a decidir.

Anônimo disse...

Boa noite!
Fiz Ressonância Magnética da Coluna Dorsal e o resultado Hipertrofia do ligamento amarelo à direita em D10-D11recharçando o saco dural. Sinto muitas dores e Neuro-cirurgião falou que tenho que operar logo. Tenho muito medo da cirurgia, já ouvir falar que o pós operatório não é bom. Por favor me ajuda a decidir. meu contato maniraabas@hotmail.com

laudia lopes costa disse...

Tenho hernia de schomol e burcite tocanterica sinto muitas dores na coluna lombar e nas pernas acompanhada de fraquesa muscular ja fiz tratamanto com antinflamatorios e fisioterapia e nao tive melhora por favo me diga o que devo fazer.Th

Anônimo disse...

o que é bico de papagaio?

Anônimo disse...

Comecei a sentir fraqueza nas pernas na parte anterior de encontro aos joelhos. Depois de uns meses começou uma dor na coluna lombar.
Na ressonância deu na coluna nódulo de Schmorl en platô sup L3.
Na ressonância dos joelhos normais.
Sera que a fraqueza se deve pelo nódulo de schmorl em platô sup de L3.
Por favor aguardo resposta.
brunoemarah@yahoo.com.br

Unknown disse...

Fraturei a coluna da T12 no Plato D12 una ,havendo minima retroposiçao ,sinto muitas dores estou atravez de renedios quando as dores aunentao.Fui afastado do INSS como sou Porteiro eles alegao que nao faço esforço por isso me liberarao e agora da Justiça Federal Tambem.O Peritos forao totalmente maudosos ,sem respeito algum comigo porteiro so fica sentado na portaria,nao e justo esse tipo de avaliaçao sem totalnente ante-proficional.Ja houvir falar que existe senha dadas 2 ficao e 8 saem.Obrigado e desculpe pelo meu desabafo.Jorge Lucio Vianna Alves

Unknown disse...

O que é nódulo de schmorl no platô vertebral superior a D12?
Aguardo resposta por favor, meu e-mail e juremadealmeida457@gmail.com