sexta-feira, 31 de julho de 2009

Translucência Nucal

Quando realizamos exames de translucência nucal, quase 100% das vezes existe a pergunta “o resultado é normal?”, não só pelo paciente, mas frequentemente também pelo médico assistente.
A medida da translucência nucal deve ser analisada como um dos fatores de auxiliarão na avaliação do risco de cromossomopatias. A partir do tamanho da prega nucal posterior, outros fatores são avaliados, como a idade materna, a idade gestacional na qual foi realizado o exame, e informações complementares, como testes laboratoriais e outros parâmetros ultrassonográficos (quando disponíveis).
Portanto, não é correto dizer que o exame é “normal”, mesmo com valores pequenos de espessura da prega nucal. Mais adequado seria dizer que o exame “não adiciona risco de cromossomopatia”.
Algumas referências indicam um resultado “normal” quando abaixo de 3mm entre 11 semanas e 13 semanas e 6 dias; outras adicionam que, abaixo de 11 semanas, a TN deve ser menor que 2mm.
A imagem adicionada é de um feto com 10 semanas e 4 dias, com TN de cerca de 2,2cm. O médico assistente foi comunicado para melhor avaliação da conduta clínica.
Obs: a imagem é apenas ilustrativa, não se encaixa nos critérios estabelecidos para obtenção da medida de TN.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Hérnia de Bochdalek


No ano passado postei um caso de hérnia de Morgagni, e agora uma de Bochdalek.
As de Bochdalek são mais comuns que as de Morgagni, ocorrendo geralmente na porção postero-medial do hemitórax esquerdo.
À imagem do estudo tomográfico, percebemos porções de cólon, estômago e baço no interior do conteúdo herniado.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Abortamento em Evolução

Gestante de 20 semanas com sangramento vaginal. Ao exame de toque, foi percebida "massa" de aspecto amolecido no interior da vagina.
Ao estudo ecográfico transabdominal, a imagem demonstra colo uterino aberto, com bolsa amniótica ainda íntegra, porém com volumosa herniação no interior da cavidade vaginal.

Um Ano Depois

Obrigado pelos emails recebidos durante esse ano. Por motivos de absoluta falta de tempo, fui levado a parar de postar os casos.
A falta de tempo continua, mas estou voltando a publicar no blog. Certamente não com a mesma frequência de antes, porém procurando manter a continuidade.