sexta-feira, 23 de maio de 2008

Classificação de Bosniak

A maioria das lesões malignas renais são sólidas, e a maioria das lesões renais císticas são benignas. Entretanto, algumas lesões císticas são malignas, e a classificação de Bosniak serve justamente para estratificar o risco de uma lesão cística renal.
O tipo I é um cisto benigno. O II apresenta alterações de mínima preocupação, como septos finos e pequenas calcificações.
O III, por sua vez, já pode demontrar septos mais espessos, calcificações maiores e discreta impregnação periférica pelo contraste. O risco de malignidade é significativo, chegando a 25-50%, devendo ser recomendado biópsia/cirurgia ou acompanhamento rigoroso se alto risco para procedimento.
O tipo IV corresponde a cistos com característica de malignidade, com componente sólido apresentando nítida impregnação. Há 95% de chances de malignidade nesses casos.
Posteriormente, foi criada uma classificação II-F, para cistos com características que tornam recomendável um seguimento por imagem para garantir sua estabilidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Jonas, será que vc conseguiria uma imagem de um bosniak tipo IV?
Grata,
Paula Said
paulasaidguerreiro@hotmail.com

carlos eduardo teixeira disse...

Prezado colega, sou médico com 65 anos e portador de lesões em ambos os rins caracterizados da seguinte forma:O direito foi caracterizado como BosniakII, Ja o esquerdo apresentou cisto no polo inferior, parcialmente exofítico, com diâmetros de 3,4cm(Bosniak III) sendo indicado pelo meu Urologista nrfrequetomia esquerda, o que foi confirmado por 03 urologistas sendo que um deles é professor de Urologia da Faculdade de Medicina da minha cidade.

Entretanto o plano de saúde negou a internação dizendo tratar-se de cisto comum

Anônimo disse...

Vc faria um exame de graça para mim ? Seria uma resonancia magnética simples do abdome e com contrate.