segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Hálux Valgo



Radiografia solicitada para avaliação de hálux valgo. Muitas vezes, o que acontece é uma análise subjetiva do exame, visto que geralmente ele é obviamente normal ou anormal.
Há, entretanto, diversas medidas que permitem avaliar objetivamente essa condição, o que é especialmente útil em casos duvidosos, limítrofes, em que uma análise subjetiva não é recomendada.
O E-medicine cita algumas delas. Achei bastante prática e simples a medida do ângulo metatarso-falange, feito a partir das retas medianas desses dois ossos (traçadas a lápis no clichê acima). Os valores normais são até 15-20 graus; acima disso, é diagnóstico de hálux valgo (o paciente demonstrado tinha um ângulo de 24 graus).
Há outras medidas. Duas delas são o ângulo entre o primeiro e o segundo metatarso, e o ângulo entre o primeiro metatarso e o retropé. Eles determinam a posição de adução do primeiro metatarso.
Um dos critérios radiológicos bastante interessante da análise do hálux valgo é a posição do osso sesamóide. O esquema acima, publicado no E-medicine, aponta para 7 posições possíveis do sesamóide em relação ao metatarso (representado pela linha vertical). As posições 1 a 3 seriam "normais", enquanto as posições 4 a 7 tendem a ocorrer em pacientes com hálux valgo (detalhes fisiopatológicos nesse artigo).

Nenhum comentário: