quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ressecabilidade de Neoplasia Pulmonar



Paciente feminina, 62 anos, tabagista, com queixa de dispnéia. A radiografia mostra atelectasia do pulmão esquerdo, e é sugerida tomografia computadorizada (TC) para confirmação da suspeita de neoplasia broncopulmonar.
A tomografia mostra uma lesão expansiva hilar, com obstrução do brônquio principal esquerdo e atelectasia quase total do pulmão e derrame pleural.
Sempre é importante revisar os critérios de ressecabilidade de neoplasia pulmonar, o que é um dos principais objetivos da tomografia (embora não se aplique à paciente em questão, com evidente invasão de estruturas mediastinais e inúmeros nódulos hepáticos sugestivos de metástases).
Os critérios se baseiam no estadiamento T, N e M. O "M" se refere a metástase, o que obviamente indica irressecabilidade.
Tumores classificados como T4 são irressecáveis: invasão de estruturas mediastinais, carina traqueal, corpos vertebrais ou presença de derrame pleural maligno.
Os T3 não são necessariamente irressecáveis, e incluem invasão de parede torácica, diafragma, pleura, pericárdio, e distância inferior a 2cm da carina.
Classificação linfonodal N3 também indica tumor irressecável: acometimentos de linfonodos mediastinais contralaterais (subcarinal é considerado ainda N2), ou qualquer supraclavicular.

Nenhum comentário: