quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Massa Submandibular


Paciente masculino, 60 anos, com aumento de volume na região cervical. Ao exame ultrassonográfico, observa-se nódulo hipoecogênico de 3,5cm, com margens indefinidas, sólido, com fluxo arterial de baixa resistência em seu interior, localizado na região submandibular direita (a glândula submandibular não é observada, provavelmente sendo a origem do tumor). Há, também, alguns linfonodos com dimensões aumentadas adjacente à lesão. Glândulas submandibular esquerda, parótidas e tireóide sem alterações.
A hipótese clínica foi de neoplasia primária da glândula submandibular.
Oitenta porcento dos tumores de glândulas salivares se originam nas parótidas, sendo 75% deles benignos. Dos 15% originados da submandibular, entretanto, apenas 50% são benignos.
O tumor mais comum da submandibular, assim como da parótida, é o adenoma pleomórfico (tumor benigno misto), com 36%. Em segundo lugar é o carcinoma adenóide cístico, com 25%, uma vez que na submandibular não há uma prevalência significativa do tumor de Warthin, o segundo mais prevalente de forma geral. Em seguida, vêm o carcinoma mucoepidermóide com 12% (ele é o maligno mais comum da parótida), carcinoma ex-adenoma pleomórfico, adenocarcinoma e carcinoma de células escamosas.
O aspecto morfológico da lesão aumenta a suspeita de se tratar de neoplasia maligna da glândula submandibular.
Quando o resultado histopatológico for liberado, publico aqui.

Nenhum comentário: