quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Neoplasia Renal - Estadiamento


Paciente masculino, 50 anos, com massa palpável no hemiabdome direito, queixas de dor e alteração no hábito intestinal. À ecografia, foi observada grande lesão expansiva sólida na metade inferior do rim direito, com aproximadamente 14cm de diâmetro, sugestiva de neoplasia renal.
Foi solicitada tomografia computadorizada para melhor caracterização e estadiamento da lesão.
O artigo Current Concepts in the Diagnosis and Management of Renal Cell Carcinoma: Role of Multidetector CT and Three-dimensional CT (Radiographics. 2001;21:S237-S254.) fala sobre o estadiamento da neoplasia renal de células claras (apesar do título, a tomografia do paciente foi realizada com tomografia helicoidal):
Os dois primeiros fatores prognósticos são a extensão da lesão (dimensões e confinamento ou não à capsula renal) e tipo histológico. Tumores confinados à cápsula renal têm prognóstico de 60-90% em 5 anos. Tumores menores que 7cm são classificados como T1, e maiores como T2.
A presença de infiltração perinéfrica torna o tumor T3a, entretanto o "stranding" perinéfrico visto à tomografia não é um achado completamente confiável, pois pode ser ocasionado simplesmente por edema ou inflamação prévia.
Invasão vascular é bastante freqüente em carcinomas renais, e é muito importante para o estadiamento. Esse tópico será visto isoladamente na próxima postagem, uma vez que há comprometimento vascular no paciente em questão.
Linfonodos regionais.
Metástases à distância.

Nenhum comentário: