segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Distensão Muscular


As distensões musculares são rupturas parciais ou completas das fibras musculares, ocasionadas por contrações musculares excêntricas, cujos sintomas iniciam no momento do evento traumático.
Existe uma condição denominada "dolorimento muscular de início tardio", extremamente prevalente na população, que se refere à rigidez e à dor muscular que atingem seu auge aproximadamente 2 dias após a atividade física. Pode haver alterações ao exame de imagem (exclusivamente em T2, com aumento de sinal na periferia dos músculos envolvidos), mas tão típicos são os achados clínicos que geralmente não são solicitados exames de imagem para essa condição.
As distensões musculares são classificadas em 3 graus. A distensão grau I é decorrente da ruptura somente de algumas fibras, não havendo importante limitação funcional do músculo. Há aumento de sinal em T2 no interior do músculo e possível edema perifascial.
A distensão grau II pode ser difícil de diferenciar da grau I, e ocorre quando um maior número de fibras são rompidas. Nesses casos, além do aumento de sinal de T2, a ruptura pode simular uma lesão focal com efeito de massa, e freqüentemente se observam hemorragias/hematomas perimusculares.
Distensões grau III são rupturas com descontinuidade do músculo e retração dos fragmentos, com formação de hematoma no local de rompimento.
Os locais mais propensos à distensão muscular são as junções mio-tendíneas, pois são locais com menos capacidade de absorverenergia que o músculo e o tendão. O bíceps femoral, o gastrocnêmio e o reto femoral (exemplo das imagens) são músculos com alto risco para esse tipo de lesão.








Nenhum comentário: