quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Rupturas Tendíneas Completas no Ombro


A ruptura tendínea completa representa o rompimento das fibras tendíneas no sentido crânio-caudal, ou seja, havendo comunicação entre a face articular (caudal, junto à cabeça do úmero) e a face da bursa (cranial). Se essa ruptura ocorre em toda a extensão do tendão, teremos uma retração dos fragmentos; entretanto, pode haver rupturas de espessura total, mas que não acometem toda a extensão antero-posterior do tendão (geralmente começam na porção anterior, no caso do supra-espinal), e portanto não causam uma separação dos fragmentos.
A ressonância magnética tem alta sensibilidade para a detecção desse tipo de lesão (próximo a 90%), e é ainda maior quando é realizada a injeção intraarticular de gadolínio. A artrorressonância é especialmente importante nos casos em que as rupturas são de pequenas dimensões.
O achado típico de imagem é a descontinuidade das fibras tendíneas, com líquido no local de ruptura. Entretanto, conforme comentado anteriormente, nem sempre esses sinais serão claros, e passa a ser importante a procura por achados secundários da ruptura. Pode ocorrer retração medial da junção músculo-tendínea (no caso do supra-espinal, a posição normal é às 12 horas na cabeça do úmero), adelgaçamento focal do tendão, líquido na bursa subacrômio-deltoidea (achado inespecífico, deve-se ressaltar), e atrofia do músculo cujo tendão foi rompido.

Um comentário:

fernando disse...

Dr estou em concurso do correio e fui considerado inapto por ter morfologia do tipo 3 em gancho é motivo pra tal faça academia normalmente com atividades pesadas gostaria de saber se tem tratamento sou ex carteiro trabalho em contrato