quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Fratura por Estresse



A dinâmica de um osso normal envolve uma constante reabsorção por osteoclastos e reposição por osteoblastos. Quando ocorre um estresse contínuo e repetitivo a uma região óssea, a capacidade de reposição osteoblástica em resposta ao dano pode ser ultrapassada, ocorrendo inicialmente microfraturas no osso trabecular. Se a causa do estresse ósseo persistir, haverá a formação de uma pequena fratura cortical (fratura por estresse).
Os achados típicos à ressonância magnética são uma imagem linear com hipossinal em T1 e T2 a partir do córtex, com orientação perpendicular a ele. Se o exame for realizado dentro de um período de 4 semanas desde o aparecimento dos sintomas, é provável a existência de áreas adjacentes de hipossinal em T1 e hiperssinal em T2, decorrentes de edema ósseo.

Kaplan (RM Músculo-Esquelética) descreve uma graduação dos achados à ressonância, no qual esse quadro com a fratura linear seria o maior grau (IV).
Grau 0 = Ausência de achados; Grau I = edema periosteal; Grau II = edema medular na seqüência STIR, mas ainda normal em T1; Grau III = edema medular tanto em STIR quanto em T1; Grau IV = hipossinal linear de fratura.

Fontes: E-Medicine e Kaplan (RM Músculo-Esquelética)

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde!
Eu fiz um exame de ressonância magnética sendo q o médico está de férias e não tem nenhum ortopedista para olhar o resultado.
No laudo está: irregularidade cortical associada a Edema medular ósseo da borda posterior da cabeça umeral. Lesão de hill-sachs correlacionar com quadro clínico.
Acrômio com superfície inferior retificada (tipo 1 de bigliani)
Os outros aparentemente estão correto. Gostaria de saber o q eu tenho e se é grave, o q tenho q evitar de fazer enquanto o médico não volte de férias. Des de já agradeço quem puder descrever pra mim!