quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Cisto de Inclusão Peritoneal

Mulher de 33 anos com queixas de dor pélvica. Ao exame ecográfico pélvico transabdominal, identifica-se grande imagem cística na região anexial direita, com cerca de 14cm de diâmetro, contendo septações espessas e imagem sólida em seu interior, compatível com ovário.
O cisto de inclusão peritoneal ocorre em casos de aderências peritoneais adjacentes ao ovário, que produz secreções que ficam aprisionadas nessas aderências e ocasionam a formação de grandes estruturas císticas, que acabam circundando o ovário. É justamente essa característica que o diferencia de cistos verdadeiramente ovarianos: nos casos de cistos de inclusão peritoneal, o ovário tem aspecto ecográfico normal.
É freqüente a existência de conteúdo líquido com diminutas imagens ecogênicas em suspensão, sugestivas de líquido mais denso que o usual (hemorrágico ou proteináceo).
A história clínica da paciente demonstrada não é típica. Geralmente, as pacientes têm história de cirurgias ou traumatismos pélvicos, o que não acontece com a paciente. Possivelmente um acometimento inflamatório/infeccioso prévio (DIP) possa ter sido o fator predisponente nesse caso.

8 comentários:

vera disse...

qual é o tratamento para esse tipo
de cisto de inclusão peritoneal medindo 17 cm ??

Jonas disse...

Ola vera, o blog trata mais sobre os aspectos de imagem de cada doença/condição. Certamente quem tem condição adequada de responder a essa sua pergunta é um especialista em ginecologia. Abraço!

Unknown disse...

Oi Vera também estou com esses cisto, qual foi o tratamento que o medico passou para vc, como vc resolveum estou muito nervosa vc pode me dar uma dica. Nharrime namds@uol.com.br ou tiquiha@hotmail.com obrigada

ivanira disse...

oi meu nome é ivanira tenho 33 ano e descobri que tenho um cisto peritonial.no lado direito. aonde ah um(1)no atras eu ja ouve outro sendo q os medicos aqui tartaram como cisto de parede e hoj eu descobri q tenho novamente mas cmo eu li varios relatos de cisto peritonial que ocore em pessoas com ovario, eu não tenho ovario esquerdo. tabm descobri q tenho utero em ante versão. isso tdo tem cmo mudar. eu gostaria de poder ter um filho.sera que eu vo consegui engravida sem ter q fazer cirurgia. e tambm mais uma .cisto podera desaparecer sem uso medicamento.por que meu sumiu ah 2 dias ele desapareceu.. me ajundem ah entender por favor...

Amarras disse...

Gente, tenho 41 anos e hoje (20/06) fazem 10 dias que foi removido meu cisto. Ele tinha 20x12x16 centímetros, e cerca de 2 litros de líquido dentro. A recuperação não é difícil: um dia após a cirurgia eu já tinha levantado tomado banho e pasmem, já saído do hospital. Estou me sentindo muito bem, e magrinha, pq minha barriga era como de uma grávida. A anestesia foi raquidiana (como escreve isso gente) e não fiquei com dor nem enjoada nem nada dessas coisas. A verdade que num vi mais nada depois do comprimidinho pra dormir, rs. Um mês de licença em casa e estarei liberada para voltar as atividades normais como trabalhar e dirigir.

Unknown disse...

olá, meu nome é Adriana. Tava com esse cisto no ovario direito, hoje tá fazendo 7 dias que tirei, no meu caso teve que retirar o cisto e o ovário também,estou mim sentindo muito bem, a cirurgia é simples vc tem alta no outro dia.Estava também com muita aderencia e o medico aproveitou e limpou tudo, só em saber que vou ficar livre daquelas dores, já fico feliz.Quero aqui encorajar vc que tem esse problema a fazer a cirurgia, se sentirar muito bem.

Unknown disse...

137x109x94mm meu cisto de inclusão peritoneal, será que a cirurgia é o melhor?

Sabrina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.