quarta-feira, 16 de abril de 2008

Corionicidade e Amnionicidade

Os gêmeos podem ser dizigóticos (dois óvulos fecundados) ou monozigóticos (separação fetal após a fecundação de um óvulo). Os dizigóticos são cerca de 70% dos gemelares, e serão sempre dicoriônicos e diamnióticos (DC/DA), embora possam ter duas placentas ou uma placenta fundida.
Gêmeos monozigóticos cuja divisão ocorreu até o 3º dia também serão DC/DA (cerca de 20%). Se a divisão ocorreu entre o 4º e o 8º dia (70%), será monocoriônica/diamniótica (MC/DA). Por fim, tendo acontecido após o 8º dia, será monocoriônica/monoamniótica (MC/MA).
O período ideal para a determinação da corionicidade e amnionicidade pela ultra-sonografia é o primeiro trimestre. Nesse período, temos o córion espesso e ecogênico, portanto se houver uma parede espessa entre os embriões, o diagnóstico será de gestação DC/DA.
Se não houver essa parede espessa, deve ser avaliado o(s) âmnio(s). Até 10 semanas, uma gestação MC/DA terá uma fina lâmina (o âmnio) circundando cada embrião; a partir desse período, essas lâminas acabam se fundindo e formando uma única lâmina, ainda delgada, separando os embriões. Se ela existir, a gestação é MC/DA; se nada houver separando os embriões, é MC/MA.
A imagem, retirada da internet (site Inst. Adv. Med. Education) mostra uma gestação MC/DA, com cada embrião possuindo seu próprio âmnio.
No 2º e 3º trimestres, essa avaliação torna-se mais difícil, e outros critérios são usados.
Fonte: Rumack - Tratado de Ultra-Sonografia Diagnóstica

Nenhum comentário: