sexta-feira, 11 de abril de 2008

Cisticercose

Após o caso de hidatidose, aconteceu uma certa confusão com a transmissão e formas de apresentação da cisticercose.
A cisticercose é transmitida pela Tenia solium, que também causa a teníase. O ciclo da teníase acontece quando o homem ingere carne suína contendo cisticercos, ocorrendo o aparecimento de tênias que geram sintomas digestivos. Essas tênias liberam ovos junto às fezes humanas, que podem contaminar água ou alimentos que, se ingeridos por suínos, ocasionam acometimento de sua carne e o ciclo é mantido.
A teníase também pode ocorrer em um ciclo bovino, sendo o agente causador a Tenia Saginata.
A cisticercose, entretanto, é causada unicamente pela Tenia solium, mas o ciclo é diferente. Nesses casos, a contaminação ocorre quando o homem ingere água ou alimentos contaminados por fezes contendo ovos (ou auto-contaminação, em indivíduos com teníase). Ocorrendo a ingestão dos ovos, acontecerá a entrada de larvas na circulação sangüínea, podendo atingir diferentes tecidos (mais freqüentemente sistema nervoso central, músculos e órbitas).
A neurocisticercose é o acometimento do sistema nervoso central, que pode ter diferentes formas de aparência aos exames de imagem, diferentes formas evolutivas e diferentes apresentações clínicas. Os estágios podem ser resumidos em vesicular, coloidal, nodular-granular e calcificado.
O estágio vesicular se manifesta como uma imagem cística arredondada, sem reação parenquimatosa adjacente ou impregnação significativa pelo contraste. Às vezes, é possível ver uma pequena imagem mural sólida em seu interior correspondendo ao escólex.
O estágio coloidal corresponde ao início da degeneração do cisto, ocorrendo espessamento de sua parede, realce anelar pelo contraste e aspecto coloidal do líquido vesicular.
Na fase nodular-granular ocorre uma redução das dimensões vesiculares, margens irregulares, com progressiva substitiução por tecido sólido, ocorrendo impregnação pelo contraste e edema adjacente. Essas duas fases (coloidal e nodular-granular) geralmente correspondem aos estágios sitomáticos da doença.
Por fim, ocorre a forma calcificada, com a morte do parasita, mineralização e diminuição da lesão e ausência de impregnação.
A imagem demonstrada pertence ao site resident and staff physician, e mostra um cisto com pequeno nódulo mural sólido em sua porção posterior.

Nenhum comentário: