quinta-feira, 24 de abril de 2008

Pneumotórax Espontâneo

Adulto jovem, sexo masculino, queixando-se de moderada dispnéia. Ao exame radiológico, observou-se pneumotórax à esquerda, com leve desvio mediastinal contralateral.
Em relação às causas de pneumotórax, inicialmente são citadas o trauma torácico e causas iatrogênicas, como procedimentos torácicos e complicações de intubação.
Um outro grupo de causas são as alterações pulmonares parenquimatosas. Condições que possuam bolhas pulmonares, como enfisema, pneumocistose, linfangioleiomiomatose, granuloma eosinofílico e faveolamento, são fatores de risco. Além disso, doenças graves que se manifestem com necrose pulmonar, como infecções e tumores, também podem ser a causa.
O paciente não possuía alterações parenquimatosas significativas aos exames de imagem ou outra condição clínica importante. Além disso, referia que já havia sofrido de episódios anteriores de pneumotórax. Dessa forma, a causa provável do pneumotórax espontâneo recorrente é a presença de pequenas bolhas pulmonares periféricas subpleurais.

Um comentário:

GARM disse...

Encontrei esse blog, por acaso,pesquisando imagens para meu seminário, mas quase não consigo parar de ler os casos para continuar estudando.. Por favor, atualiza! Faço estágio de radiologia em teresina e sou apaixonada por essa especialidade! Parabéns pelo seu blog! espero que você continue postando! Abraços! :)