terça-feira, 8 de abril de 2008

Hidatidose Hepática


A hidatidose é ocasionada pelo parasita Equinococus granulosus. Seu hospedeiro definitivo é o cão, que quando infectado libera ovos em suas fezes. Os hospedeiros intermediários são, em sua grande maioria, ovelhas e carneiros, que ingerem pasto e água contaminados pelas fezes do cão (daí o aumento da incidência de hidatidose no sul do Brasil, especialmente na fronteira com o Uruguai e Argentina, locais de maior número de rebanhos ovinos). O cão se contamina ao ingerir restos de vísceras de ovelhas infectadas, reiniciando o ciclo.
O homem é um hospedeiro acidental, se infectando ao ingerir água ou alimentos contaminados por fezes de cães, ou ainda por contato direto com o animal. No intestino humano, a larva vai à corrente sangüínea e pode se instalar em diferentes órgãos: o fígado é o mais comumente afetado (55-75% das vezes), com o pulmão em segundo lugar.
A hidatidose hepática se manifesta em forma de cisto, com diferentes aspectos possíveis. Pode ser um cisto de aspecto simples (unilocular), pode apresentar hidátides-filhas, ou ainda paredes calcificadas (calcificações densas geralmente indicam cisto não viável).
Entre aqueles cistos com hidátides-filhas, eles podem ter um aspecto simplesmente multiloculado, ou mesmo pequenos cistos periféricos no interior do cisto maior (como é o caso do paciente demonstrado). Nesses casos, o cisto tem densidade líquida um pouco maior que o usual (o paciente tinha valores de HU entre 25 e 30), devido à presença de "areia hidática". Além disso, outra característica é que a densidade dos pequenos cistos periféricos costuma ser inferior à do cisto maior, o que também é visto nesse caso.

Nenhum comentário: