quarta-feira, 11 de junho de 2008

Duplicação Ureteral

Menina assintomática realizando ultrassonografia de vias urinárias para avaliação de "alteração no rim", sem etiologia definida. Ao exame, o pólo superior do rim direito apresentava áreas anecóides proeminentes, com ausência quase completa do parênquima periférico; além disso, havia nítida comunicação dessas estruturas anecóides com uma imagem tubular compatível com ureter. A porção inferior do rim, entretanto, tinha aparência anatômica normal, sem sinal de dilatação de cavidades coletoras e com parênquima preservado.
O ureter permaneceu dilatado em todas as porções avaliadas de seu trajeto.
A avaliação ecográfica foi compatível com duplicação ureteral completa, ou seja, dois ureteres drenando cada um deles um dos polos renais. Nesses casos, pela regra de Weigert-Meyer, o ureter ectópico é o que drena o pólo superior, e que se insere na bexiga inferior e medialmente.
A principal complicação em casos de duplicação é justamente a obstrução do ureter ectópico, como era o caso da paciente, com severa dilatação ureteral e pielocalicial e atrofia do parênquima. O ureter ortotópico (o que drena o pólo inferior), por sua vez, tem aumento de risco de refluxo e pielonefrite. A paciente referia infecções urinárias de repetição.
Outra complicação é ureterocele, que será comentada na próxima postagem.

Um comentário:

DNR disse...

Olá. Sou estudante de medicina e em breve publicarei um caso de duplicação ureteral. Gostaria de saber de vc tem bons artigos para me envia que possam me servir de referência. Desde já agradeço.

email: dieguin.nunes@gmail.com