sábado, 7 de junho de 2008

Nefropatia - Prevenção

Existem diversas medidas possíveis para reduzir as chances de surgimento da nefropatia por contraste, em paciente com risco. A primeira delas, obviamente, é a realização do exame sem contraste, se o quadro permitir.
A medida mais eficaz é a hidratação. Outra medida é o uso de agentes iodados de osmolalidade mais baixa.
O uso de medicamentos como medida preventiva já foi experimentada por diversas oportunidades e com diferentes substâncias. Os livros-texto consultados comentam que não há evidência científica suficiente para recomendar o uso desses medicamentos de forma regular. Em relação à acetil-cisteína, entretanto, há artigos de fontes respeitadas que demonstram eficácia significativa desse agente como prevenção da nefropatia. Trata-se de um anti-oxidante que aumenta a ação do óxido nítrico, um vasodilatador que aumenta a perfusão renal. Contudo, existem também artigos que não apontam diferença significativa com essa substância, portanto o tema me parece ainda incerto.
A hemodiálise como medida preventiva em pacientes de alto risco não é uma medida recomendada pela literatura. Da mesma forma, paciente que já fazem hemodiálise não necessitam marcação específica do exame de acordo com suas sessões.

Nenhum comentário: