quinta-feira, 19 de junho de 2008

Obstrução do Ducto Pancreático

Homem de 43 anos realizou ultrassonografia abdominal por dor epigástrica, sendo demonstrada lesão na cabeça do pâncreas, isoecogênica, ocasionando obstrução do ducto pancreático. Os demais aspectos do exame eram inexpressivos, inclusive não havendo dilatação de vias biliares. Não havia queixas de emagrecimento ou icterícia, apenas dor.
Foi recomendada tomografia com contraste, que confirmou a existência da lesão, levemente expansiva, sutilmente hipodensa na fase portal, com algumas calcificações, medindo cerca de 3,6cm. Ela obstrui o ducto pancreático, sem outras alterações ao exame.
Uma lesão na cabeça do pâncreas sempre remete à possibilidade de neoplasia. Entretanto, a idade, o quadro clínico e a ausência de obstrução biliar não são muito típicos.
O livro de tomografia Lee comenta as características que diferenciam neoplasias de alterações pós-inflamatórias em casos de dilatação do ducto pancreático. Ele ressalta que algumas vezes isso pode ser difícil, já que em alguns casos alterações decorrentes de pancreatite podem se manifestar como lesão focal.
Uma dilatação "lisa" do ducto favorece neoplasia, enquanto irregular favorece pancreatite. Há também um índice espessura ductal/espessura pancreática, que maior que 0,5 sugere neoplasia. Se colangiorressonância ou CPRE forem disponíveis, uma interrupção abrupta é típica de neoplasia, e gradual típica de benignidade.

Nenhum comentário: