terça-feira, 3 de junho de 2008

Linfonodos Cervicais

O esternocleidomastodeu é a referência mais importante da classificação dos linfonodos cervicais, pois junto a ele ficam as cadeias II, III e IV. A II (júgulo-digástrica superior) é cranial ao nível do osso hióide, o III (jugular médica) é entre o hióide e a borda inferior da cartilagem cricóide, e a IV (jugular inferior) é abaixo da cricóide.

As cadeias V e VI ficam posterior e anterior ao músculo esternocleidomastoideu, respectivamente.

A cadeia I refere-se às regiões submandibulares e submentais.

Inferiormente à clavícula, há duas cadeias descritas. Lateralmente às bases das carótidas, são as cadeias subclaviculares. Medialmente, é a cadeia VII (não é descrita em todas as referências; me parece ser a mesma cadeia mediastinal superior).

Imagem do site BCM.

5 comentários:

Ellen disse...

Bom dia Dr. Jonas. Meu nome é Ellen e sou casada há 2 anos. Meu marido fez uma cirurgia de retirada de tiroide devido a um cancer. Teve metastase em 2008. Essa semana ele fez um ultrassom rotineiro e apareceram 2 cistos do lado direito de 3,3mm cd e um linfonodo cervical de 12x4mm, só não me recordo o lado correto. A Dra disse que esse exame está errado, tanto que queria joga-lo fora, porem pediu uma tomografia cervical. Gostaria de saber, se possível claro, se é normal essa reincidencia e qual a gravidade. Passamos por uma fase bem dificil e, apos todos os exames ele ficou curado. Inclusive o ultimo ultrassom foi em meados de 2009 e não constou nada. Sei que cada caso é um caso, mas estou preocupada e dessa forma consigo entender um pouco o que esta acontecendo e ficar mais tranquila para poder ajuda-lo. Agradeço desde já pela atenção. Tenha um bom dia. Ellen

Anônimo disse...

elle, fique tranquila.
onde foi q apareceram os cistos, já que ele retirou a tireoide ?
linfonodo com 1,2 cm ainda esta considerado de tamanho normal, DESDE que sua morfologia também esteja normal.
Na duvida a tomografia é o melhor exame.

Anônimo disse...

Bom dia Dr., meu nome é matheus e os meus linfonodos cervicais apareceram com dimensoes aumentadas à direita e submentonianos. Só que eles estão com uma aparencia boa, não se achou nada diferente.... Gostaria de saber, se esse aspecto de inchaço pode está acontecendo por motivos de que meus dentes cizos estão nascendo os de baixo que estao deitados. Isso pode afetar os linfonodos e dar essa alteração?

Anônimo disse...

Olá, Dr. Fiz um exame de Ultra-Som da Tiróide e recebi o seguinte laudo: linfonodos cervicais no limite superior da normalidade 1,5 cm com perda do hilo gorduroso. Sugestão de acompanhamento ecográfico.
Pode ser alguma coisa grave?

Anônimo disse...

Boa tarde Dr.
Tenho um filho hj com 4 anos, desde quando tinha 1 ano percebi um caroço no pescoço levei ao pediatra e o mesmo informou que em 6 ou 12 meses sumiria, pois não sumiu e levava ao medico e a mesma história até que um dia não aceitei mais esse diagnóstico até que um médico em 2011 solicitou alguns exames sorologia, citomegalovirus e toxoplasmose todos negativo e então solicitou ultrassom e RX o resultado do ultrassom deu Linfonodomaglia (nódulos sólidos multiplos o maior a direita medindo 2,8x1,0cm e a esquera 2,2x1,0cm, novamente o médico disse não ser nada, porém 1 ano depois os nódulos continuam aumentando estão até visiveis, marquei novamente um médio (cabeça e pescoço) e outra ultrasson. O que devo fazer devo pedir algum outro tipo de exame o que devo fazer estou cansada de ouvir a 3 anos os médicos dizerem que não é nada mas os nódulos só estão crescendo.
Elaine Fialho (elainefialho@hotmail.com)