quinta-feira, 6 de março de 2008

Lesão Tendínea no Antebraço

O exame acima pertence a um paciente jovem, masculino, que sofreu um ferimento pérfuro-cortante (ponta de faca) na face anterior do terço distal do antebraço, há cerca de 10 dias. O ferimento foi tratado com sutura cutânea, mas desde então o paciente vem sentindo dor na porção anterior do antebraço, distal à lesão. Além disso, consegue palpar uma estrutura tubular espessa dolorosa nessa região.
Ao exame ecográfico, percebe-se que a cicatriz da sutura coincide com o tendão do músculo do flexor radial do carpo, que tem aspecto normal cranialmente à lesão, e encontra-se bastante espessado e hipoecogênico distalmente a ela.
Na imagem, percebemos a aparência do tendão flexor radial do carpo bilateralmente, no mesmo nível de corte. O tendão à direita está bastante espessado em comparação com o contra-lateral, de aspecto normal. É interessante perceber a relação anatômica com a artéria radial, que cursa imediatamente lateral ao tendão.
O estudo longitudinal do tendão através do local do corte mostra que não há descontinuidade das fibras, o que sugere uma lesão tendínea parcial.

Nenhum comentário: