quinta-feira, 13 de março de 2008

Pólipo de Vesícula Biliar

São muito freqüentes pólipos na vesícula biliar achados incidentalmente , como no caso dessa paciente de 41 anos com sintomas dispépticos vagos, que realizou ecografia abdominal total na qual foi descrito pólipo único com 6mm de diâmetro.
Qual o significado desses pólipos?
A grande maioria dos pólipos biliares são benignos e sem significado clínico relevante. Sessenta porcento deles são compostos por colesterol, medindo de 2 a 10mm, podendo aparecer de forma difusa ou focal. Fazem parte de uma condição que é descrita em muitos livros como colesterolose. Vinte e cinco porcento dos pólipos são adenomiomas, geralmente localizados na porção fúndica da vesícula, associados com espessamento parietal, com dimensões de 10 a 20mm. Essa condição é freqüentemente descrita como adenomiomatose.
O terceiro tipo de pólipo, com cerca de 10% de freqüência, são os inflamatórios, medindo de 5 a 10mm. Portanto, os pólipos benignos são a grande maioria, com cerca de 95%.
Os pólipos com potencial maligno são os adenomas, que representam uma pequena fração de todos eles. Mesmo assim, estudos mostram que a progressão adenoma-carcinoma nem sempre acontece (não há a mesma tendência evolutiva clara dos pólipos adenomatosos do cólon, por exemplo). O certo é que praticamente todos os pólipos malignos tinham pelo menos 12mm de espessura, e que suas dimensões são proporcionais ao risco de malignidade.
Não achei um consenso sobre indicação cirúrgica baseada somente em achados ecográficos. Parece que seria uma medida adequada a remoção em casos de pólipos maiores que 10mm (embora essa medida acarretará em um grande número de cirurgias de pólipos benignos).

10 comentários:

Paula Galasso disse...

Olá, Jonas, gostei muito de encontrar este seu texto na internet, sobre pólipos na vesícula. Sou leiga no assunto e fiquei tranquilizada ao descobrir no seu blog que a maioria dos casos de pólipos na vesícula são casos benignos. Obrigada! Meu namorado acabou de descobrir que tem este caso, e agora estamos buscando mais opiniões para decidirmos sobre a operação. Seu texto é claro e didático, parabéns!
Atenciosamente, Paula Galasso
paulagalasso@yahoo.com.br

Juliana disse...

Oi Jonas, muito esclarecedor o texto sobre pólipos que você descreveu. Porém eu tenho um pólipo de 6mm que não está inflamado, mas dói muito como se fosse pedra. Isso é normal?

Anônimo disse...

ola jonas tenho um polipo de 3mm gostaria de saber se ele pode desaparecer sozinho os cuidados q devo tomar com a alimentação se exercicio fisico ajuda e se foi o fato de eu ter ovarios micopolicisticos q desencadeou esse polipo?obrigado..

Anônimo disse...

No dia 15/09/2009 fiz um exame de ultrassonografia abdominal total, a pedido do médico, após uma crise de dor intensa no abdômem. Foi diagnosticado "pedaras na vesícula" e ainda como se diz no exame: Nota-se ainda imagens ecogênicas, amorfas,em seu interior e em íntimo contato com a parede do fundo vesícular, medindo até 1,3 cm (pólipo? Outra etiologia?), pois bem No dia 25 de agosto de 2011 me submeti a cirurgia para a retirada de vesícula e ainda n peguei o exame anátomo-patológico, posso ter câncer de vesícula, já que o q o ultrassom sugere mede 1.3 cm??? Tô morrendo de medo de buscar esse exame.

Patrícia Menelau-Greif disse...

Olá Jonas,
Descobri tb acidentalmente que tenho dois pólipos na Vesícula, Um de 8mm e outro de 6mm, fiquei muito nervosa depois da ultrason, mas depois lendo um artigo ali e aqui e conversando com meu primo que é cirurgiäo Gastro ele me acalmou e disse que eu näo preciso operar já, mas que tb näo devo engavetar. Moro na Alemanha e descobrir isto agora de férias no Brasil. Ainda vou ao médico aqui na minha cidade e estou ansiosa para saber a opiniäo deles aqui na Alemanha. O meu problema é que depois que descobri isto, fico acahndo que qualquer dor que sinto seja advindo destes pólipos...
Atenciosamente, Patrícia

MT disse...

Jonas, contente de achar seu blog. Apareceu um polipo de o,4mm em ultrasson recente. Pesquisei, era de 0,3mmem 2004. Ele não aparecia 2m 2001,portanto formou-se entre 2001 e 2004.Precisarei fazer cirurgia para corrigir hérnia de hiato(confirmei com manometria esofágica recente).Médico sugere retirar a vesicula, aproveitando que farei uma cirurgia, e para evitar fazr outra depois. Hesito, poderia dar-me sua opinião? Muito grata.M.

Rosilda disse...

tminha irmã, fez uma colecistectomia por video, e retirou dois polipos um de 0,4mm e outro de 0,5mm, o médico disse que aparentemente está tudo bem, mas enviou o material para BIÓPSIA.esse procedimento é normal mesmo sabendo que os pólipos são pequenos. lendo sobre o assunto em seu blog, fiquei mais tranquila. poderia me ajudar com mais detalhes.agradeço antecipadamente.
ROSILDA.

rotheo@bol.com.br

Anônimo disse...

Ola Jonas, acabei de descobrir que tenho um polipo de 3mm na vesicula biliar. Ha 6 meses atras fiz o Ultra som total do abdomen para controle de uma pedra que tinha nos rins, o resultado nao havia mostrado este polipo, e para minha felicidade a pedra nos rins havia desaparecido.
Gostaria de saber o que causa este tipo de problema e qual alimentacao seria recomendada para evitar o aparecimento de mais polipos e talves ate eliminar este que tenho sem intervencao cirurgica. Gostaria de saber tambem se este polipo pode afetar o figado e o pancreas. Estou bem aflita pois moro fora do Brasil e a assistencia medica por la deixa a desejar. Grata desde ja, Fatima

Adriana disse...

Olá,jonas,gostaria de saber o que significa pólipo pariental na vesícula biliar?
o meu deu assim: medindo 0,3cm.

Anônimo disse...

Eu estou com focos ecogenicos junto a parede sem mobilidade a mudança de decúbito,medindo até 6mm,sugerindo pólipos! Diz médico,q tenho estar acompanhando,com ultrason! Mas q esta sob controle!Bom não entregarei os pontos né,mas tenho conciencia q temos prazo de validade....Tudo esta nas mãos de Deus e dos médicos...