sexta-feira, 28 de março de 2008

Ventrículos Cerebrais Fetais

Surgiu uma dúvida a respeito das medidas dos ventrículos cerebrais fetais por ultrassonografia, em uma paciente apresentando feto com valores de diâmetro biparietal e circunferência cefálica levemente aumentadas e aparente dilatação ventricular.
O livro Rumack - Tratado de Ultra-Sonografia Diagnóstica - 2ª edição relata que a medida mais útil e prática é a largura do átrio do ventrículo lateral, verificada no plano tranversal. Ela se mantém constante da 14ª até a 38ª, com tamanho médio de 7,6cm (desvio-padrão de 0,6cm). Para simplificação, é considerado um ventrículo aumentado aquele com medida acima de 10mm.
Entre os recém-nascidos vivos com relato de ventriculomegalia intra-útero, 43% possuíam estenose do aqueduto, 38% por motivos fora do sistema ventricular ou hidrocefalia comunicante (absorção ineficiente de líquor), 13% por Dandy-Walker e 6% a outras causas.
O livro também comenta que o aumento das medidas convencionais do crânio (DBP e CC) não ajudam na detecção de ventriculomegalia, e casos com dilatação dos ventrículos muitas vezes não possuem alterações dessas medidas.
O feto em questão possuía medidas ventriculares normais (6 e 8mm), sem outra alteração no parênquima encefálico. A imagem demonstrada foi retirada de um artigo (Inversion Mode of 3D sonography: aplications in obst and gyn imaging - AJR), e tem ventrículos aumentados.

9 comentários:

mirian disse...

Olá, eu fiz uma ultrassonografia essa semana, e deu alteração nos ventrículos cerebrais, eu queria saber mais detalhes, de como que funciona, se meu bebê corre algum risco e qual é a causa, se puder me ajudar eu agradeço..

silpatop disse...

Mirian, Meu filho apresentou o mesmo quadro já está com quatro anos e meio. Ele tinha uma abertura sobre a coluna (meningomielocele) que era pequena e não foi vista na ultrasonografia.

Por não sabermos como proceder ele foi prejudicado.

Gostaria de falar mais com voce. Não quero que outras pessoas passem pelo que passamos por falta de informação.

Eu ou a mãe dele estamos a disposição

Silvano silpatop@hotmail.com.br

Pinheiro disse...

Olá, ontem eu fiz uma ultrassonografia e deu alteração nos ventrículos cerebrais, eu queria saber mais detalhes, de como que funciona, se meu bebê corre algum risco e quais são as causas e consequencias, por favor me ajudem, obrigada..
pinheiro21@ig.com.br

Anahy Gabriela disse...

Oi, gostaria de saber se assimetria ventricular eh sinonimo de problemas mentais, hridrcelfalia e outros...vi um ultrasson q indicou diferença de 1cm entre os dois ventriculos, porem ambos continuam entre 6-8 cm(um no limite superior)
Se puderem me ajudar agradeço
anahymh@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Boa noite, hoje fui com meu irmao e minha cunhada fazer a ultrassonografia 3D e deu alguma coisa no ventriculo, so sei que era pra medir ate 1 e mediu 1,13. Meu sobrinho esta com quase 6 meses(feto)o medico disse que pode ser hidrocefalia ou outra patologia ou ainda ser uma alteracao que nao resulte em nada, vamos leva-lo a outro Medico para ter a certeza. Voces podem me ajudar a esclarecer algo?
Desde ja agradecido
Alyson Soares
alyson_soares@hotmail.com

PET Química CEFETPB disse...

A minha esposa fez uma ultra morfológica e a médica não conseguiu visualizar um dos ventrículos.Ela pediu para retornar após 10 dias. Disse que talvez n tenha se desenvolvido ainda.Ela está no quinto mês. Alguém, por favor, comente alguma coisa, ficamos preocupados.
carlos_quimica2000@yahoo.com.br

Vitor disse...

Boa terde...

Estou com 26 semanas de gestação e fiz uma ultra morfológica. O resultado foi: área anecóica medindo 4mm,sugerindo dilatação ventricular. Reavaliar após 28 semanas. Por favor me ajudem! Estou desesperada! Obrigada.

Anônimo disse...

por favor me ajude estou com 25 semanas é meu 1 filho e foi diagnosticado leve dilatação do ventriculo esquerdo 11mm,é grave pode prejudicar o nascimento do meu filho não sei oque pensar tento me informar do assunto mais as informaçãoes me deixam ainda mais insegura se puderem me esclarecer melhor fico agradecida. (gecazaroto@hotmail.com)

Anônimo disse...

Olá, miha sobrinha fez um ultra...e nele consta uma dilatação do atrio ventricular esquerdo, la consta q esta com 11mm, gostaria de mais informações, o que pode vir acarretar isso. por favor ajudem, estamos muito preocupados. lele_paiva@hotmail.com