sexta-feira, 14 de março de 2008

Higroma Subdural

Nessa tomografia computadorizada de crânio, foi observada uma área hipodensa acompanhando a convexidade da calota craniana na região frontal, sugestiva de higroma subdural (acúmulo de líquor nesse espaço).
O espaço subdural é separado do espaço subaracnóide pela membrana aracnóide; provavelmente a maioria dos casos de higroma sejam devidos a um processo traumático que leva a pequenas rupturas dessa membrana, ocasionando um sistema de "válvula" que permite o líquor se deslocar até o espaço subdural e não retornar. Há, também, alguns casos descritos em que não há lesão aracnóide demonstrável, e o provável mecanismo seria o vazamento de líquido por degeneração de vasos da dura-máter ou por capilares de uma neomembrana.
Nem todos os casos de higroma subdural, entretanto, são pós-traumáticos. Podem também ser secundários a meningite, metástases, alterações congênitas, trombose de seios venosos ou infecções extra-durais. Há casos de atrofia localizada do tecido encefálico, que predispõem o acúmulo subdural do líquor.
O principal dignóstico diferencial de higroma é o hematoma subdural crônico. Na tomografia, ambos podem ter uma baixa densidade, embora o higroma geralmente seja de densidade ainda menor (inferior a 20HU). Na maioria dos casos a história clínica e tomografias seriadas fazem a diferença. Há, ainda, a ressonância magnética, que demonstra claramente o sinal de líquor no caso do higroma e as alterações de sinal decorrentes da presença de hemoglobina no caso de hematoma.
É claro, muitas vezes o higroma é um achado incidental, tem pequenas dimensões e não tem importância clínica. O caso demonstrado é de uma paciente jovem, com achados clínicos sugestivos de sintomas focais; não há história de trauma crânio-encefálico, somente um quadro de sepse há muitos anos, na infância (meningite?). A tomografia não demonstrou nada além do higroma; foi sugerida avaliação neurológica para correlação clínico-radiológica.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia ! Gostaria de saber o que pode ocorrer com a descoberta de osteoma sobre seio venoso do cranio acompanhado de dores fortes de cabeça e com aquecimento no local?
Obrigada

Unknown disse...

Fisso uma ressonancia na minha filha e deu colecao enpidural na face superolateral direita com espessura de ate 8mm isointensa em relacao ao liquor determinado leve remodelamento da tabua interna do osso frontal o que e isso por favor ela so tem 1 ano e aos 2 meses deu um avc