segunda-feira, 31 de março de 2008

Megacólon Chagásico


Esse caso teve uma forma de apresentação curiosa. Paciente masculino, de 47 anos, realizando tomografia computadorizada de tórax com queixas de desconforto torácico e dispnéia esporádica. Nada significativo foi visto nas estruturas torácicas, mas chamou a atenção uma víscera dilatada no hemiabdome superior esquerdo, que viu-se não se tratar do estômago. Foi realizado exame radiográfico abdominal simples, complementar, que demonstrou enorme alça intestinal com distensão aérea,no hemiabdome esquerdo, com grande quantidade de fezes formadas.
Na história clínica constava uma constipação de início insidioso, moderada. Foi solicitado enema opaco, que demonstrou grande dilatação do sigmóide, além de parte do cólon descendente e reto proximal. O quadro radiológico e história clínica são sugestivas de megacólon chagásico.
O megacólon pode ocorrer de forma isolada ou, mais freqüentemente, em associação com megaesôfago. O segmento afetado é quase sempre o sigmóide, havendo em cerca de 90% dos casos algum grau de comprometimento do reto.
Essa condição é decorrente de dano ao tecido neurológico do plexo mioentérico do cólon. A sintomatologia mais comum é, justamente, constipação insidiosa. As complicações possíveis são a formação de fecaloma com conseqüente risco de obstrução intestinal, e um risco aumentado de volvo de sigmóide.

2 comentários:

Anônimo disse...

minha irmã fes uma ultrassom 4d e deu que a bebe esta com discreta dilatação do atrio esquerdo do ventrículo cerebral eu e minha mãe queriamos saber mas sobre esse asunto
marianatampinha@email.com

niriam disse...

ola gente pro favor me diga como esta as crianças de vcs
hoje fui a uma ultrassom formologica do meu primeiro sobrinho e deu uma alteraçã no ventricul cerebral esquerdo esta com 11mm e nos desesperamos me diga como estao e o que foi feito .
obrigada