quarta-feira, 12 de março de 2008

Placenta Prévia

Esse é um caso de sangramento de leve a moderada quantidade entre o segundo e terceiro trimestres de gestação. O exame longitudinal mostra claramente a placenta com implantação baixa, e a relação com o colo uterino indica o diagnóstico de placenta prévia.
Freqüentemente tenho que rever a classificação (ou graduação) da placenta prévia.
A completa ocorre, obviamente, quando a placenta recobre a totalidade do orifício cervical. A parcial é quando apenas parte do orifício é coberta pelo bordo placentário (entre 0 e 360 graus, considerando o orifício uma circunferência). A marginal acontece quando o bordo da placenta não recobre o orifício, mas atinge sua margem. Por fim, os casos de inserção baixa são aqueles em que a placenta está excessivamente próxima ao orifício (não encontrei um critério objetivo para essa proximidade).
A imagem demonstrada é um corte longitudinal com a placenta anterior, e se trata de um caso de placenta prévia marginal (embora a foto digitalizada não mostre com clareza o orifício cervical).

2 comentários:

Cristiane disse...

gostaria de saber, com 20 semanas soube que a placenta estava baixa, tive sangramento (por um dia), usei utrogestan até 22 semanas. Dois dias depois ao fazer a morfologica, o médico do exame disse que minha placenta estava normal.

Será que pode realmente ocorre isso...?

Estou agora com 27 semanas, será que posso voltar as minhas atividades sexuais normalmente, claro, mas com todo cuidado?

Unknown disse...

Estou de 8semanas,fui diagnosticada com placenta prévia no ultrassom transvaginal. Apenas repouso e o medicamento se resolve por si?